Física quântica, Deus, livre arbítrio e o movimento Nova Era
24-09-2017 22:07
Pela fé entendemos que os mundos foram criados pela palavra de Deus; de modo que o visível não foi feito daquilo que se vê.
"Pois nele (Deus) vivemos, nos movemos e existimos"
Eu sei que tudo quanto Deus faz durará eternamente; nada se lhe deve acrescentar, e nada se lhe deve tirar;
“...um dia para o Senhor é como mil anos, e mil anos como um dia.”
Porque para Deus nada é impossível.
Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.
Eu disse que vós sois deuses
Naquela hora Jesus, exultando no Espírito Santo, disse: "Eu te louvo, Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste estas coisas dos sábios e cultos e as revelaste aos pequeninos. Sim, Pai, pois assim foi do teu agrado.
E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.
A interpretação da física quântica está no limiar da física, da filosofia e até da religião. Os físicos estão, irremediavelmente, condenados a interrogarem-se, em termos novos, sobre afinaL O QUE É O "REAL". Faremos neste artigo uma abordagem simplificada sobre o mundo quântico e os novos paradigmas abertos por esta área da ciência nas questões espirituais.
O mundo quântico
Em 1944, Max Planck, o pai da teoria quântica, chocou o mundo quando disse que existe um lugar que é pura energia, onde todas as coisas têm início e que simplesmente “É”.
Max Planck, cientista cristão Nobel em Física
Recentes descobertas destacam a evidência de que existe realmente essa matriz de Planck e é a Matrix Divina. Planck afirmava que esta “Matrix” é a origem das estrelas, das rochas, do DNA, da vida e de tudo o que existe.
Tudo é vibração
Microscopicamente, não há nada natural, tudo é vibração, tudo é feito de energia condensada. Vivemos num universo de vibrações e nossos corpos são constituídos de vibrações de energia que emanamos constantemente. Experimentações científicas demonstraram que nosso DNA muda com as frequências produzidas pelos nossos sentimentos e emoções, ou seja, vibrações. Isto ilustra uma forma de energia que conecta toda a criação. Esta poderosa energia, parece ser uma Rede Estreitamente Tecida que conecta TODA a matéria e, ao mesmo tempo - A Matrix.
"Mas como contestar a parte física do mundo?
Nós vemos os objetos, sentimo-los, mas a física comprova que esta solidez… é uma miragem. Assim como a nossa perceção acerca do mundo. A matéria é composta por partículas que são a manifestação de energia vibratória no espaço vazio. A matéria é uma ilusão que existe no vazio, mas que é percecionada como algo coeso. O átomo, que é a base da matéria, não é uma entidade sólida - é vazio.
Segundo Heinsenberg e o Princípio da Incerteza por ele postulado é impossível medir simultaneamente e com precisão absoluta a posição e a velocidade duma partícula, isto é, a determinação conjunta do momento e posição duma partícula. Em ausência de observação, o objeto expande-se e existe “em mais do que um lugar na mesma ocasião, da mesma maneira que acontece com uma onda ou uma nuvem, e não menos do que isso”.
Essas conclusões implicam que os objetos quânticos comportam-se de um modo não objetivo, não determinado e não local. Segundo Heinsenberg: ‘‘A trajetória do eletrão só aparece quando o observamos’’.
Assim, a realidade é percecionada segundo a existência e perspetiva do observador.
A física quântica e a Bíblia
Todos estes conceitos têm profundas implicações espirituais e comprovam várias exposições bíblicas que foram durante séculos postas em causa pelos céticos, vejamos:
1) Deus simplesmente “É”
Como vimos Max Planck disse que existe um lugar que é pura energia, onde todas as coisas têm início e que simplesmente “É”. Pois então vejamos o que a Bíblia nos diz sobre Deus. No livro de Exodo, Moisés, quando interpelado pela primeira vez por Deus, lhe pergunta quem fala com ele, ao que Deus responde:
Respondeu Deus a Moisés: EU SOU O QUE SOU. Disse mais: Assim dirás aos olhos de Israel: EU SOU me enviou a vós.
Exodo 3:14
Ou seja, o Deus bíblico simplesmente...É!
2) Deus é a “consciência” observadora que deu origem a tudo
Sabemos então hoje que para existir o visível material necessitamos da existência de uma “consciência” primordial observadora antes que tudo existisse. Ora a apresentação de Deus, “Eu Sou”, demonstra isso mesmo, Ele "É" antes que tudo existisse. Assim a Sua Consciência é obviamente a origem de tudo. Ele é o único que pode ter criado e manter toda a criação, pois apenas Ele existia antes de tudo e conhece toda a criação para que a possa manter em funcionamento:
"Levantai os olhos e observai as alturas: Quem criou tudo isso? Foi aquele que coloca em marcha cada estrela do seu incontável exército celestial, e a todas chama pelo nome. O seu poder é incalculável; inextinguível a sua força, e, por isso, nenhum desses corpos celestes deixa de atender prontamente."
Isaias 40:26
3) O invisível deu origem ao visível
Sabemos então pela física quântica que a matéria é no fundo formada por vibração, sendo esta invisível, vejamos o que nos diz a Bíblia sobre isso muito antes da ciência o ter descoberto:
Pela fé entendemos que os mundos foram criados pela palavra de Deus; de modo que o visível não foi feito daquilo que se vê.
Hebreus 11:3
Mais precisão científica é impossível...
4) A omnipotência, omnipresença e omnisciência divina
Ora se tal como Planck diz a fonte de tudo é pura Energia que simplesmente É, é também evidente que no fundo ela está em todo o lado, vejamos o que nos diz Paulo, apóstolo de Cristo no livro de Atos:
"Pois nele (Deus) vivemos, nos movemos e existimos"
Atos 17:28
Deus é como uma rede espiritual que conecta todas as coisas; vive fora do espaço-tempo, ou seja, é não local, e presente.
Ora se assim é, entendemos então porque Deus é omnipresente (está presente em todo lado), omnisciente (sabe tudo que se passa) e omnipotente (na matrix energética por Deus criada, Ele obviamente tem poder absoluto sobre tudo).
Omnisciência ou Panteismo?
Mas não se confunda isto com o panteísmo oriental, ou seja com a crença que Deus é tudo em todo mundo e que todo mundo e tudo é Deus. A omnipresença de Deus significa que Ele está presente em todo os lugares. Não há qualquer lugar no universo onde Deus não esteja presente. Isso não é o mesmo que Panteísmo. Deus está em todo lugar, mas Ele não é tudo. Sim, Deus está "presente" dentro de uma árvore ou de uma pessoa, mas isso não torna aquela árvore ou pessoa Deus..O panteísmo acredita que Deus está difundido em todas as coisas, enquanto que o cristianismo diz que Deus está totalmente presente em cada ponto do espaço e do tempo, mas localmente não se acha em nenhum deles. A intimidade com Deus é um ponto de convergência, mas enquanto o cristianismo vê essa relação como a de Criador e criatura, o panteísmo diz que as "criaturas" são partes do "criador", não havendo então, nem criatura e nem criador, o que invalida a individualidade de cada um.
5) Deus não perde energia, Ele é a fonte da Energia
Em física, a lei ou princípio da conservação de energia estabelece que a quantidade total de energia em um sistema isolado permanece constante. Tal princípio está intimamente ligado com a própria definição da energia. Um modo informal de enunciar essa lei é dizer que energia não pode ser criada nem destruída: a energia pode apenas transformar-se. Ora se assim é, Deus nunca perde energia em sua infinita existência, ele a cria e "transforma", vejamos o que nos diz a Bíblia:
Não sabes, não ouviste que o eterno Deus, o Senhor, o Criador dos fins da terra, nem se cansa nem se fatiga? É inescrutável o seu entendimento.
Isaías 40:28
Eu sei que tudo quanto Deus faz durará eternamente; nada se lhe deve acrescentar, e nada se lhe deve tirar;
Eclesiastes 3:14
6) A relatividade do Tempo
Hoje sabemos que o tempo é relativo e pode ser influenciado por fatores como a gravidade, velocidade e aceleração, pois bem, este conceito da relatividade do tempo está também na Bíblia:
Porque mil anos são aos teus olhos como o dia de ontem que passou, e como a vigília da noite.
Salmo 90:4
“...um dia para o Senhor é como mil anos, e mil anos como um dia.”
2 Pedro 3:8
O tempo é uma ilusão da percepção, e esta ilusão é vista como uma linha reta. Já fora do espaço-tempo, Deus vê aquilo que para o ser humano é uma linha reta, como círculos dentro de círculos, todos interligados, centrados no presente. Para o ser humano é extremamente difícil compreender este tipo de atributo de Deus, visto que o homem está preso numa ilusão dimensional chamada espaço-tempo.
6.1) A Profecia
Como sabemos a Bíblia é um livro profético, relata o princípio, mas também o fim da história humana. O ponto acima ajuda então a perceber como Deus sabe tudo que se passará ainda que possa ou não interfir no desenrolar dos acontecimentos até ao final. Deus trata as coisas futuras como se já fossem, ou seja, para o Senhor o futuro também é presente.
7) Não há impossíveis para Deus
Se é então a Consciência Divína que cria e mantém tudo em funcionamento é então óbvio que para essa consciência não há impossíveis, tudo está dependente do seu pensamento. E a Bíblia é categórica quando afirma:
Porque para Deus nada é impossível.
Lucas 1:37
A física quântica confirma esta sentença.
Temos então nestes 7 pontos confirmações bíblicas exatas corroboradas hoje em dia pela física sobre a natureza divina. E por muito que custe às “religiões”, apenas a Bíblia tem explicitamente todos estes conceitos bem documentados muito antes da descoberta da ciência moderna.
O livre arbítrio e a harmonização com Deus
A ciência quântica começou a compreender só há poucos anos atrás a existência de muitos futuros possíveis para cada momento de nossas vidas e que, na maioria das vezes, escolhemos inconscientemente. Cada um desses futuros encontra-se em estado de repouso, esperando ser despertado com as nossas decisões feitas no presente.
Hugh Everett III, um físico da Universidade de Princeton, estudou a possibilidade de universos paralelos, chamando de “ponto de escolha”, o momento em que se pode sobrepor um efeito sobre outro no decorrer de um evento.
O ponto de escolha é a possibilidade da abertura de um vácuo, de uma ponte que permite mudar o caminho, passando para um outro resultado que se encontra em outro caminho paralelo: em síntese, é algo que nos permite dar um salto quântico de uma sequência de efeitos já experimentada a uma nova sequência com um êxito diferente. É como se a mesma história fosse escrita, prevendo finais diferentes: em um certo ponto, nos encontramos em uma bifurcação que nos permite obter um resultado ao invés de um outro. A nova física, admite que a experiência, ou mesmo a mera observação do cientista modifica a realidade; isso nos leva a crer que, se hoje, em nosso presente, formos capazes de introduzir uma alteração positiva, podemos então, teoricamente,escapar do efeito da negativa. Esta é no fundo é a explicação e a comprovação cientifica do livre arbítrio.
Mas e como isso se relaciona com Deus?
Não é difícil pela beleza da criação entendermos alguns dos atributos do Criador, vejamos o que nos diz a Bíblia:
Deus é Luz (1 João 1: 5.)
Deus é Paz (Filipenses 4:7)
Deus é Justo (Deuteronômio 32:4)
Deus é misericordioso (Salmo 86:15)
Deus é Amor (1 João 4:8)
Ora é óbvio que para escaparmos da negatividade e das trevas temos que estar na Luz. E Aquele que é Luz, conforme vimos acima, é Deus.
Quando amamos a Deus cumprimos com seus mandamentos, e assim iremos harmonizar com a sua frequência que vibra de acordo com os atributos acima expostos.
Mas não confundamos isso com supostas leis da atração, retorno ou causa-efeito, tão faladas por esotéricos e New Agers. as coisas não são assim tão simples. Essas supostas leis são comprovadamente falaciosas e não explicam muitas das complexidades e tragédias desta vida e muito menos o poder e controlo dos ímpios sobre as estruturas governamentais deste mundo.
É certo que se fizermos o "bem" e o "justo" poderemos ter o retorno e vice-versa, afinal segundo a Bíblia devemos colher o que semeamos, mas isso só acontece com aqueles que Deus escolhe retribuir ou corrigir neste mundo e não como uma regra que sempre deve ocorrer aqui.
Muitos ímpios satanistas vivem longas vidas sem correção divina, mas a Bíblia nos assegura que nesses casos a justiça chegará no mundo espiritual, e de forma permanente. Vemos isto a acontecer com muitos dos ricos e "poderosos" satanistas que governam este mundo.
Ou seja, apesar de certos mecanismos quânticos poderem explicar certas coisas, eles não conseguem explicar tudo. Isso acontece porque o que se passa neste mundo é bem mais complexo do que isso. O que aqui se passa é uma guerra espiritual entre luz e trevas, pelas almas dos homens e tudo o que o homem deve procurar é a sua salvação deste mundo que jaz no maligno, sendo tudo o resto secundário. E sabemos o que é realmente necessário para a salvação:
Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.
João 3:16
Conhecer Jesus irá fazer com que nos arrependamos de nosso mau caminho, dando-nos pleno conhecimento da verdade. Isso fará com que quebremos nossa arrogância e orgulho, coisa que irá modificar-nos por dentro, libertando-nos das amarras do “eu” . E será isso a gradualmente fazer-nos vibrar em ressonância com o Criador do Universo, evitando dessa forma as consequências metafísicas da negatividade deste mundo. Não que isso seja uma “obra” nossa, mas um ato de misericórdia divina que sabendo da nossa incapacidade de nos libertarmos das densas trevas deste mundo proporcionou um “Salvador” à humanidade que resgata a raça humana.
Esta é a verdadeira "escolha quântica" que decidirá a sua eternidade, o resto apenas pode melhorar ou piorar a sua vida neste mundo ímpio
E não há outro caminho, só Jesus é o caminho, sendo óbvio que todo aquele que rejeita a Luz, escolhe as trevas e logo sofrerá as consequências de sua própria escolha. Claro que a explicação espiritual de tudo isto extravasa o âmbito deste artigo e não faltam matérias em nosso site de estudos bíblicos que aprofundam este tema, pelo aconselhamos a sua visualização. Veja: www.nunes3373eb.com
Física quântica e movimento Nova Era
Um dos movimentos que muito tem usado estes conceitos da física quântica de forma a conseguir adeptos é o movimento Nova Era. Aproveitando-se de uma lógica falaciosa e certa ignorância cientifica das pessoas, conseguem usando palavras bonitas e falando muito em “amor” fazer crer que estas descobertas se enquadram e foram reveladas por seu movimento, mas nada pode estar mais longe da verdade. É óbvio que dizem algumas verdades, mas misturam mentiras perigosas, tentando compatibilizar conceitos das diversas religiões que são totalmente incompatíveis. Aliás, se existe alguma crença que muito antes da ciência abordou estes conceitos foi, tal como vimos acima, a judaico-cristã e não a Nova Era, que se apoia nas disciplinas orientais e no panteísmo.
Por exemplo o budismo, disciplina base da Nova Era, sendo uma religião não teista (rejeita um Deus Criador) entra num paradoxo quântico terrível quando rejeita a existência da consciência do Criador antes de tudo, que como vimos é uma inevitabilidade quântica. A física quântica demonstra e exige a existência de um Criador consciente, destruindo toda a filosofia oriental budista.
Universo (uma criação material) autoconsciente?!? Uma impossibilidade quântica!
Os New Agers falam como se o Universo fosse "Deus", mas o Universo é também matéria, uma criação, logo essa é mais uma contradição quântica insanável.
O movimento Nova Era, fala muito em “amor” para iludir as pessoas mas falar é fácil, difícil é ser. Apenas a Bíblia define claramente o que é o Amor e duvido que os New Agers se refiram ao Amor Bíblico.
Este movimento quer fazer passar a ideia que pelo “livre arbítrio quântico”, ou seja pelas nossas escolhas, poderemos ser transformados em “deuses”. O grande problema é que segundo eles existem muitos caminhos para essa suposta “evolução”para deus. Para eles o homem não necessita de salvação, para eles este mundo negro apenas faz parte dum processo de evolução, fazendo dessa forma o seu suposto "criador" (seja ele um ser ou uma força) um sádico que obriga as suas criaturas a sofrer para se tornarem "deuses". Ora isso é totalmente oposto ao ensinamento cristão que ensina que o seu Criador tudo fez perfeito e foi sim o homem que preferiu as trevas à luz, se tornando dessa forma prisioneiro destas neste mundo amaldiçoado.
O ensinamento cristão ensina que o único caminho para Deus é Jesus, contrariamente à Nova Era que afirma que o homem por si mesmo pode encontrar a sua “ascensão”, isso é uma armadilha mortal, veja porquê aqui:
Os perigos do ecumenismo e das doutrinas de salvação pelas obras
O "Jesus" da Nova Era
Eles chegam mesmo a falar em Jesus como um dos seus supostos “mestres ascencionados”, juntamente com Buda, krishna, Maomé, etc, mas só utilizam os ensinamentos de Jesus que lhes dão jeito para justificar suas teses, escolhendo das escrituras bíblicas apenas o que lhes interessa e rejeitando o que não se enquadra em seus ensinamentos. O movimento utiliza muito a passagem:
Eu disse que vós sois deuses
João 10:34
Mas Jesus especifica:
Pois, se a lei chamou deuses àqueles a quem a palavra de Deus foi dirigida, e a Escritura não pode ser anulada,
João 10:35
É então claro que apenas aqueles que aceitam a TOTALIDADE da escritura poderão um dia ser “deuses”, ou seja “filhos de Deus”. Os ensinamentos de Jesus são totalmente antagónicos aos da Nova Era, veja no fim deste artigo um vídeo que explica a fundo este ponto.
E então onde fica a física quântica?
A física quântica é então uma ferramenta deste movimento de forma tentar justificar a sua crença, mas que fique claro:
-Foi a Bíblia e não a Nova Era que trouxe conceitos de física quântica à espiritualidade.
-O movimento Nova Era entra em contradições insanáveis da forma como expõem a sua crença em conjunto com a física quântica.
-As “escolhas” quânticas podem melhorar ou piorar a nossa vida neste mundo, pois tudo que semeamos, colhemos, mas a única escolha que lhe trará a salvação é aceitar Jesus como caminho.
É evidente que conhecer a ciência quântica nos permite perceber alguns conceitos espirituais de forma científica, fazendo a união entre ciência e fé, mas não vai ser a física quântica, nem qualquer ciência que o irá tornar um “deus”. A sua transformação parte de dentro, do seu arrependimento e da sua consciência da verdade que é uma só.
É certo que a física quântica explica alguns dos processos pelos quais funcionamos, mas muitos são salvos apenas por crer em Jesus, sem nunca ter sequer ouvido falar em tais conceitos. O Criador fez da salvação algo simples e tudo que é preciso é ter um coração humilde e desejoso de encontrar a verdade e a justiça:
Naquela hora Jesus, exultando no Espírito Santo, disse: "Eu te louvo, Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste estas coisas dos sábios e cultos e as revelaste aos pequeninos. Sim, Pai, pois assim foi do teu agrado.
Lucas 10:21
O homem, devido às suas escolhas, ficou preso numa linha dimensional ilusória, mas Jesus nos libertou desta ilusão. Por Ele o ser humano está liberto desta ilusão de percepção. No entanto a grande maioria não sabe disso.
E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.
Romanos 8:28
Fontes:
MECÂNICA QUÂNTICA E A BÍBLIA
pt.slideshare.net/33521149/mecnica-quntica-e-a-bblia
PANTEÍSMO X CRISTIANISMO
beatrizback.blogspot.pt/2017/02/panteismo-x-cristianismo.html
O EFEITO ISAÍAS E O PODER DA ORAÇÃO
www.revolutebrasil.com.br/blog/o-efeito-isaias-e-o-poder-da-oracao-de-gregg-braden/
Ciência e Fé: o reencontro pela física quântica, Livro por Robson Rodovalho